Honda Shadow (Dossiê!)
- Gabriela S Ourique
- 26 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Linda, potente e estradeira a Honda Shadow é uma moto que já foi uma das motos mais vendidas no Brasil concorrendo com grandes marcas. Atualmente há quem ame e quem ache que ela não faz frente as suas concorrentes Yamaha Virago e Suzuki Boulevard. Conheça um pouco mais dessa moto clássica que é tão querida no Brasil e no mundo.

Origem
A Shadow, cujo o nome em português significa Sombra, foi a primeira moto estilo cruiser produzida pela grande marca japonesa Honda. O início de sua produção foi em 1983 nas versões VT500cc and VT750cc, porém tais modelos sofreram uma alteração para 700cc em 1984 para fugir de uma tarifa de importação em motos japonesas acima de 701cc pelos EUA. As Honda Shadows de 500cc e 750cc tinham motores V-Twin, mas em vez de 45 graus separando os cilindros, a Honda usou um formato mais amplo de 52 graus. O motor também era refrigerado a líquido e não a gás como era comum nas motos cruisers da época. Rodas de liga de ferro fundido foram usadas em vez de rodas com raiação.
Em 1988, foi lançado o modelo VT600cc que é possivelmente o modelo mais popular, talvez por isso tenha sido lançado o modelo Shadow Ace 750cc em 1997 sem mudanças muito significativas. A partir de 2000 foi introduzido o modelo de alta cilindrada Shadow Sabre 1100cc que saiu de linha a partir do ano de 2011, no qual, foi mantida apenas o motor de 750cc nos modelos Spirit, Aero, Phantom e Rs. A grande mudança veio com a substituição do motor carburado pela injeção eletrônica o que na minha opinião não foi bom já que prefiro uma moto carburada. E uma grande adição de segurança com versões com freios ABS.

Shadow no Brasil
No Brasil, o grande sucesso foi a VT600cc (inicialmente bi carburada) que foi comercializada ate 2005 no qual foi substituída pela 750cc. O modelo VT750 possui duas versões Spirit e ACE que é mais corpulenta e com para-lamas mais salientes, fazendo referências a Indian Chief (minha moto preferida). A Spirit substitui a Aero no Brasil em 2011 com freio ABS (versões mais caras) e rodas dianteiras de aro 21, além de um design mais moderno (paralamas compactos, banco estreito, guidão alto e um pouco curvado para dentro, escapamento duplo cromado) que trouxe mais estabilidade e segurança cativando o público brasileiro. Porém as vendas caíram em 2014 principalmente pelo fato de não utilizarem freio a disco nas rodas traseiras e sim freio tambor (só quem já precisou frear bruscamente uma moto de 290kgs como a Shadow sabe que esse freio não dá confiança!!!). Em Julho de 2014, infelizmente, a Honda parou de fabricar a Shadow 750cc no Brasil.

Até hoje, é uma moto bastante procurada pelos amantes de motos custom seu preço pode variar dos R$12.000 a 20.000 dependendo do modelo e condições físicas da moto. O modelo mais procurado atualmente segue sendo VT600cc que possui um bom custo benefício e as vantagens de uma moto carburada.
Opiniões pessoais
Quem tem moto custom no Brasil sabe que é uma moto que se dá muito melhor com a estrada do que com as esburacadas cidades brasileiras cheias de lombadas. O que não impede que estas motos sejam utilizadas no dia-a-dia. Principalmente as versões mais novas que são mais "enxugadas". Como amante de motos clássicas eu tenho um gosto especial pela Shadow VT600cc, o design mais vintage e o motor carburado são meus queridinhos nessa moto e justifica suas vendas em alta até os dias de hoje. Meu maior ponto negativo na Shadow são os freios não darem aquela segurança que uma moto desse porte deveria fornecer. Uma pena que o modelo Phanton, no qual muitos erros foram corrigidos, não tenha chegado ao Brasil

Espero que tenham gostado do Post. Se você tem uma Shadow, fala pra gente o que você acha da sua motoca.
Um grande abraço, muitos kms.
Keep Riding
Comments