top of page
Buscar

Yamaha Virago, A Raridade (dociê)!

  • Foto do escritor: Gabriela S Ourique
    Gabriela S Ourique
  • 4 de out. de 2018
  • 4 min de leitura

Origem

Do latim virago, que significa semelhante a um homem e era uma palavra usada descrever mulheres heroínas (inclusive achei meio misógino), geralmente em um contexto mitológico. A Yamaha Virago foi a primeira moto cruiser motor em V da Yamaha e uma das primeiras motocicletas produzidas em massa com suspensão traseira mono-shock.


Originalmente vendido com um motor de 750 cc em 1981. A moto foi redesenhada em 1984, passando de um modelo mono-shock traseiro para um dual-shock, e adicionando o tanque V tão amado pelos cruiser fanáticos. Tais mudanças causaram preocupações na poderosa Harley- Davidson, a qual, pressionou o governo dos EUA para cobrarem uma tarifa nas motos acima de 700cc importadas. Tal tarifa fez a Yamaha substituir o motor de 750cc pela versão de 699cc, enquanto a versão de 920cc subiu para 1000cc e posteriormente para 1100cc. A versão 250cc foi criada no final dos anos 80, na mesma época foi fabricada uma produção com o motor 125cc que por suas vez, não foi adiante.


As versões da virago produzidas pela Yamaha foram: XV125, XV250, XV400, XV500, XV535, XV700, XV750, XV920R, XV1000 / TR1 e uma XV1100, sendo a XV400SCLX a mais rara. Sendo que as Viragos de maior cilindrada foram por fim, retirados da produção, substituídos pelas séries V-Star e Road Star. A última motocicleta a ostentar o nome Virago foi a Virago 250 de 2007 que em 2008, foi renomeada: V-Star 250.


No Brasil a Yamaha produziu apenas as versões de 250cc e de 535cc e importou oficialmente o modelo de 1100cc. As 750cc que existem no país foram importadas independentemente. Após o encerramento da produção brasileira a Dragstar 650cc passou a ser a única opção de moto nesse estilo fabricada pela Yamaha no país, sendo que sua produção, também foi encerrada em 2008. Sua substituta é a Yamaha XVS 950 Midnight Star, que por sua vez, ainda encontra-se em produção, que tem uma pegada um pouco mais moderna em relação a séria Virago mas ainda mantém o tom clássico de uma bela moto Cruiser.



Peculiaridades da moto


O motor dessa moto é o que faz da Virago, uma Virago! O V-twin de 60 graus refrigerado a ar desloca 249cc graças ao seu furo e curso de 49 x 66mm. Cada um dos cilindros é coberto com o seu próprio comando suspenso que aciona duas válvulas. Um Mikuni de 26mm manipula a carburação, e um TCI digital controla a faísca. Uma transmissão de cinco marchas alimenta a energia da unidade de corrente. O que ela perde em torque ela compensa mantendo a velocidade, em outras palavras: ela demora um pouco a pegar no tranco mas quando pega ela não deixa a desejar.






Virago 250

No final dos anos 90 a Yamaha começou a produção da Virago 250cc. Nessa época também houve uma curta produção do modelo de 125 cc. Ao longo do tempo deixaram de ser produzidas, sendo substituídas pelas séries V-Star e Road Star. A Virago 250 permaneceu em produção no Brasil até 2002. Nos EUA ela continua sendo fabricada, mas foi incorporada à série V-Star. Na Austrália, ainda são produzidas tanto a Virago 250 (XV250), bem como o V Star 250 (XVS250).





Avaliação / Minha Review


Eu tenho uma virago a quase dois anos, foi minha primeira moto e realização de um sonho. Confesso que me apaixonei por esta moto clássica, tão perfeitamente desenhada e cromada e ainda sim, uma moto boa, potente e leve. Desde esse dia vivo um caso de amor profundo com minha moto. Minha moto foi o último modelo a ser produzido no Brasil, cuja principal característica é a pintura mais bela de todas as Viragos na minha opinião. Não é de se admirar que ela chame muita atenção por onde passa.



Sobre a minha experiência com ela, não tenho do que reclamar. É uma boa moto para a cidade devido ser uma moto leve e relativamente compacta. Mas é melhor ainda na estrada!! A resposta a aceleração pode não ser a de um modelo esportivo, mas uma vez que ela pega a velocidade, aceita sem reclamar seus 120Km/h (acho que chega a 130km/h mas nunca testei). Na minha opinião é uma ótima moto para quem ama o estilo clássico e está começando agora. Graças ao afogador, ela não tem problemas na hora de esquentar em lugares de temperatura mais baixa.

Sobre o consumo, varia muito do motorista e também do estado da moto. Já cheguei a fazer 32km/L na estrada, mas quando comprei, o consumo era bem mais alto poque ela ficava muito tempo parada. Lembrando que a moto não tem marcador de gasolina, o que é um fator importante na hora de se planejar uma viajem longa.




Mas como nem toda moto é perfeita, mesmo a Virago 250 tem seus contrapontos.

O primeiro deles é no que se refere a automação, com um tanque com capacidade de 9,5L, as viagens longas de moto devem ser muito bem planejadas para evitar a pane seca. Outro ponto negativo é a dificuldade e o preço das peças originais no Brasil. Por não ser mais produzida nem no Brasil, nem em boa parte do mundo, não é fácil encontrar peças e acessórios para a Virago. E quando se encontra o preço é tão alto que vale mais a pena pedir fora do país e contar com muita paciência na espera e boa vontade dos correios e da alfandega brasileira.


Curiosidades


Segundo a revista Motorcyclist, a primeiro Virago tem uma falha de design no sistema inicial. Esta revista afirma que o defeito do autor existe nos primeiros modelos de Virago feitos no ano de 1981, 1982 e 1983.



A Yamaha Virago XV535 é uma das motocicletas mais vendidas na Alemanha, com 30.000 unidades vendidas.


Dois testadores escolheram o Virago como o melhor peso leve, e um terceiro classificou em segundo.




Então se você está procurando uma moto boa, cruiser estilo cássico, que atenda suas necessidades na cidade mas que pegue a estrada com firmeza e que também tenha um bom preço, a Virago é a moto que você precisa!! Foram dois anos de muitas viagens e aventuras com a minha 250cc e tenho só amor por essa moto!

Se você se amarrou na moto e quer mais provas do desempenho dessa moto incrível, dá uma olhada no meu canal no youtube que tem muitos vídeos irados com ela!



Obrigada a todos que leram o post! espero que tenham gostado. Um grande abraço para todos!!

 
 
 

Comentarios


©2018 by Gabi.Biker. Proudly created with Wix.com

bottom of page